
A versão atual da marca da UFRJ foi lançada em 2021, substituindo a marca comemorativa do centenário da universidade, celebrado em 2020.
A Portaria UFRJ Nº 419, de 8 de dezembro de 2022, institui o Guia de Identidade Visual da UFRJ.
A equipe de design da Superintendência Geral de Comunicação Social – SGCOM foi responsável pela atualização da marca. Para saber mais, entre em contato.
Guia
O Guia de Identidade Visual contém orientações completas para o uso adequado da marca da UFRJ.
Elementos da marca

1. Brasão: o perfil da deusa Minerva é o símbolo principal da universidade. Seu desenho foi otimizado para favorecer a reprodução em telas. Ajuda a reconhecer a marca rapidamente. Expressa tradição e valores da universidade;
2. Sigla: desenho particularizado da fonte Montserrat. Sua forma dinâmica dialoga com o brasão para expressar a união entre tradição e modernidade.
Cuidado: apenas em em situações excepcionais é possível usar os elementos dissociados, sempre mediante aprovação prévia da SGCOM.
Marca horizontal

Use preferencialmente a versão horizontal. [arquivos]
A marca vertical deve ser usada apenas como segunda opção.
Marca vertical

A versão vertical pode ser usada como segunda opção quando for difícil usar a marca horizontal. [arquivos]
Marca completa

Opção preferencial

Opção secundária
Use as versões com a assinatura por extenso em contextos institucionais, nos quais somente a sigla UFRJ não cumpra as formalidades necessárias. [arquivos]
Cores


Sobre fundos claros use a marca em positivo (azul).
Sobre fundos escuros use a marca em negativo (branca).
Cuidado: Para aplicar a marca sobre fundos escuros não inverta a marca em positivo, use a versão em negativo. Repare que em negativo apenas a sigla muda de cor. A cor do brasão não muda.
Não aplique outra cor na marca.
Apenas em documentos impressos em preto e branco use a versão P&B.

Palheta de cores
AZUL UFRJ
Pantone 654C
CMYK (100, 50, 0, 60)
RGB (0, 51, 102)
#003366
Área de proteção
Mantenha a distância mínima equivalente à altura da letra R quando precisar aplicar outros elementos visuais próximos à marca da UFRJ.




Tamanho mínimo
Se precisar aplicar a marca em escala reduzida, respeite o tamanho mínimo indicado a seguir.

76 px / 96 dpi (tela)

120 px / 96 dpi (tela)

53 px / 96 dpi (tela)

76 px / 96 dpi (tela)
Tipografia de apoio

Use a fonte Montserrat para escrever textos em materiais institucionais da UFRJ.
A Montserrat é uma fonte de uso livre licenciada na biblioteca Google Fonts.
Cuidados no uso da marca
– NÃO distorça a proporção entre largura e altura:


– NÃO altere a proporção entre brasão e sigla:

– NÃO use brasão e sigla dissociados, peça antes a autorização da SGCOM:

– NÃO altere o alinhamento e/ou a disposição dos elementos:

– NÃO acrescente elementos à marca:

– NÃO use na marca outra cor que não seja azul, branco ou preto:

– NÃO inverta a versão azul ou preta se precisar aplicar a marca sobre fundo escuro. Use a versão em negativo:


– NÃO aplique sombras ou outros efeitos visuais:

– NÃO reduza excessivamente a marca:

Arquivos
Baixe aqui os arquivos da marca para reprodução em impressos ou para visualização em telas.
Para impressão (EPS e PDF)
Para telas (PNG e SVG)
Aplicações
Card Mídias
Banner para site
Convite
Certificado
Autorização para uso da marca
O uso de uma marca segue normas legais, e sua propriedade é de direito exclusivo de seu possuidor.
A marca é de propriedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e deverá ser utilizada de acordo com as instruções disponibilizadas no Guia de Identidade Visual, sem dissociação de seus elementos por unidades acadêmicas e órgãos complementares da UFRJ.
A marca só estará disponível para outros órgãos ou empresas privadas com autorização expressa da Reitoria, por meio da Secretaria da reitoria, em reitoria@reitoria.ufrj.br. Cabe à SGCOM elaborar parecer técnico para subsidiar a decisão da Reitoria.
O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados de nome, imagem ou marca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.
Toda a comunidade da UFRJ deve proteger a imagem da instituição e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades.
Em caso de dúvidas, orientações ou denúncias de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ, em www.ouvidoria.ufrj.br, ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620